A fidelidade do Rei




1. TÍTULO: A fidelidade do Rei


2. TEXTO: II Samuel 9

3. INTRODUÇÃO: Conforme a tradição, Mefibosete por ser neto de Saul, deveria herdar o trono após a morte do rei, mais as circunstâncias da vida o levaram a viver de forma miserável na cidade de Lo-Debar, que significa “cidade do silêncio”, ou seja, cidade onde se vive sozinho, sem amigos, cidade de amarguras, mágoas e rancores. Muitos cristãos vivem como Mefibosete, são filhos do Rei, tem direito de participar do banquete que Deus lhe dá todos os dias, mais estão fracassados, coxos, miseráveis, não se achando dignos de ter uma vida prazerosa desfrutando do que é seu por direito. Satanás tem prendido essas pessoas impedindo que elas vejam tudo aquilo que Deus tem para suas vidas.

3.1 IDÉIA CENTRAL DO TEXTO: Davi cumpriu a promessa que havia feito a Jonatas, trazendo Mefibosete para junto dele. Do mesmo modo Deus não se esquece de suas promessas, ainda que muitos a tenham por tardia. As promessas de Deus sempre se cumprem, pois o tempo de Deus não é o nosso tempo e Ele nunca se esquece de nós.

3.2 TESE /PROPOSIÇÃO: Somos abençoados por Deus por meio de sua graça, misericórdia, amor e fidelidade. Tudo o que recebemos de Deus não são por nossos méritos, mais por que servimos a um Deus fiel que cumpre as suas promessas.

4. DIVISÃO DOS TÓPICOS:

1.O cumprimento da promessa que o rei Davi fez a Jonatas;

2. Toda promessa passa pelo teste do tempo;

3.Quem ou o que representa a Ama que levou Mefibosete à cidade de Lo-Debar?

4.Relação da vida de Mefibosete com os nossos dias  muitos cristãos vivem de forma miserável mesmo podendo desfrutar do banquete do Rei;

5.O privilégio de estar junto ao Rei.



5. CONCLUSÃO: Baseado no texto pude concluir que, para termos uma vida prazerosa basta nos aproximarmos de Deus, não permitindo que os sentimentos de derrota, fracasso, dores, miséria, etc, tome conta de nós, pois somos filhos do Rei e podemos entrar confiantes na presença de Deus, comendo do que há de melhor e vivendo como filhos do Rei.

Satanás quer nos deixar frustrados, prostrados e muitas vezes usa pessoas para destruir os nossos sonhos e planos. Ele quer que pensemos que nunca teremos uma vida melhor, ele tenta nos convencer de que somos coxos, que devemos ficar de cabeça baixa, paralisados e sem poder agir diante das circunstâncias da vida. Mais os planos de Deus são incomparáveis para nós, as promessas de Deus sempre se cumprem e devemos esperar e confiar que Ele não desiste de nós, mesmo quando estamos no fundo do poço, sua mão poderosa nos levanta e nos faz andar para o que Ele tem de melhor.


Fonte: Aluna do Curso de Homilética - Rosangela Fátima Cardoso


Marcadores: sermões e pregaçõessermões estudos bíblicossermãosermões prontos para pregaçãosermões esboços, sermões esboços pregações




COMPARTILHAR
Anterior
Proxima