Jovem e a tecnologia, um desafio para uma vida cristã saudável.



Falar para jovem é sempre um grande desafio. Desafio este que pode ser minimizado quando usamos de uma comunicação adequada. Diante desta realidade, é que teceremos alguns comentários sobre um tema que é de pleno domínio da juventude, a tecnologia usada na rede mundial de computadores. Nosso propósito não é percorre a via técnica, mas reflexiva, sobre a ambigüidade e paradoxo existente intrinsecamente nestas ferramentas.

Revolução na comunicação (Dn 12.4)
1- Desenvolvimento acelerado
2- Sociedade do conhecimento e da informação
3- Civilização da imagem (Ditadura da Beleza)
4- Gera a necessidade de realfabetização
5- Socialização num mundo de telas (Conflito interpessoal, alienação)

Conseqüências da revolução Tecnológica (II Tm 3.1)
1- Cultura da competição
2- Cultura da performance (Rendimento, utilitarismo)
3- Cultura da simulação (Muitas faces)
4- Cultura do imediatismo
5- Busca frenética pela estética perfeita e o culto ao corpo (Ethos Hedonista)
6- Crise de identidade

Mundo virtual - Conceito
• “Algo que não é físico”
• “Algo que é apenas potencial, ainda não realizado”
• “Algo que não é conceito”
• “Virtual é tudo que não é palpável” (Abstração de algo real)

No entanto, ainda que o “mundo virtual” esteja na categoria da subjetividade, na atualidade passa ser tão objetivo quanto a própria objetividade. Este fenômeno exige que todos nós nos atualizemos, haja vista, não haver retrocesso. O caminho é de mão única e está em pleno vapor rumo ao futuro, novas descobertas e avanço tecnológico.

O Mundo virtual é bom ou ruim? ( I Ts 5.21-23)
Muitas coisas na vida não são boas nem mãs, simplesmente são coisa. E a caracterização benéfica ou maléfica deriva-se da forma com que à utilizamos. A palavra de Deus no orienta dizendo: “Examinai tudo. Retende o bem”, 1 Ts 5.21. O texto sagrado ainda registra: “Abstende-vos de toda aparência do mal. E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo”, 1 Ts 5.22-23.

1. Benefícios do mundo Virtual
1. Facilidade no pagamento de faturas, emissão de faturas e segundas vias, verificação de saldos bancários, pedido de certidões e retiradas etc.
2. Compra de produtos sem sair de casa por preços muitas vezes bem menores que habitualmente;
3. Contato com pessoas de várias localidades do mundo e possibilidade de encontrar pessoas que a anos não se via;
4. Pesquisa de diversos conteúdos plenamente gratuito, como livros de diversas ciências possibilitando o crescimento intelectual da humanidade e a democratização da leitura;
5. Acesso a sites com artigos, vídeos,músicas, etc cristão, servindo para a edificação de muitas pessoas;
6. Acesso a sites de Igrejas com cultos on-line, para localidades onde não há Igreja ou pessoas se encontram impossibilitadas de freqüentar uma igreja regular.
7. Acesso a rádios on-line, com ótimas programações;
Possibilidade de se realizar reuniões (net meetings) a custos baixos e sem os transtornos da locomoção e tudo isso em tempo real;

2. Conselhos sobre como comportar-se na rede
1. Cuidado com as informações que você disponibiliza na rede;
2. Cuide de suas senhas;
3. Não fique tempo demasiado na rede, só o necessário;
4. Não troque a companhia de seus amigos, parentes e íntimos por estar na Net;
5. Cuidado com a síndrome da dupla personalidade;
6. Usa a internet, não deixe ela te usar;
7. Faça na Net um espaço de evangelização e comunhão, não o inverso;
8. Fuja da aparência do mau;
9. Mantenha sempre sua vida de oração e consagração;
10. Se houveram maus usos da Net, ainda é tempo de se arrepender;

3. Perigos do mau uso da rede mundial de computadores (Mt 26.41)
1. Sono irregular;
2. Dependência;
3. Introversão;
4. Prejuízo nos relacionamentos;
5. Redução no convívio pessoal;
6. Resultados escolares baixos;
7. Contato com conteúdos inadequados;
8. Contato com pessoas mau intencionadas;

4. Atenção - Campo Minados
Muitos são os que foram feridos pelas minas de bomba na África. E por incrível que pareça, ainda hoje, depois de anos do término da Guerra, morrem pessoas e muitas são mutiladas pelas armadilhas deixadas escondidas entre o pó da terra. A rede mundial de computadores é um terreno de benefícios, mas, assim como a África, possui suas “minas”. Precisamos tomar cuidados para não sofrermos os prejuízos irreparáveis.

4.1 Orkut- Comunidades de relacionamentos
Geralmente possibilitam a criação de um perfil, onde o usuário preencherá seus dados pessoais, hobbies, interesses, gostos, etc. Ao preencher seu perfil, um jovem cristão deve sempre preocupar-se em como aquelas palavras poderão mostrar sua convicção como Cristão. É comum encontrar em perfis de jovens cristãos, palavras que denotem um comportamento que não seria aceitável por Cristo. Lembre-se: grande parte da comunidade virtual nunca o conhecerá pessoalmente, portanto, para estes, você é o que o seu perfil diz ser.

Uma situação embaraçosa é visitar o perfil de um cristão no orkut e descobrir que ele participa de comunidades que não refletem a Cristo. Evite sempre as comunidades ofensivas, que incentivem comportamentos problemáticos e que não seriam aceitos em sua comunidade cristã. Evite também aquelas do tipo "Eu odeio...", além de serem muitas vezes preconceituosas, elas transmitem uma imagem negativa de quem participa.

Outro detalhe interessante é tomar cuidado com as amizades. Certamente você já ouviu seus pais dizendo algo como "cuidado com as amizades". A regra também vale para a internet. Pessoas mal-intencionadas estão em todos os lugares, inclusive no Orkut. Lembre-se sempre que as relações que você mantém formarão o seu caráter e a sua forma de pensar.

Além do cuidado com as amizades, não devemos nos esquecer da palavra “moderação”. O excesso sempre acaba fazendo mal, de alguma forma. Controle-se, o orkut sempre estará ali à sua disposição, mas seus amigos, sua família e suas atividades diárias sempre precisam da atenção que só você pode dar. Existe vida além do Orkut.

“Todo caminho do homem é reto aos seus próprios olhos, mas o Senhor sonda os corações.” Pv 21.2 (Veja também: Sl 7.9; 17.3; 139.1)“…Eu sou aquele que sonda mente e corações, e vos darei a cada um, segundo as vossas obras.” Ap 2.23

4.2 MSN –Bate Papos –Chat’s
Estas salas de conversação são usadas por muitos para construir amizades e em outros casos, até falarem do amor do Senhor. Infelizmente, nota-se que as designadas aos Cristãos/Evangélicos dos grandes portais, são verdadeiras praças nas quais muitos freqüentadores influenciados por espíritos malignos se portam como filhos das trevas.
A consciência de uma vida santa deve envolver todo o nosso ser, a ponto de produzirmos os frutos do Espírito Santo em todas as situações, inclusive, nas ações numa sala de Chat, nossas palavras devem ser continuamente uma expressão de louvor a Deus.
“A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para saberdes como deveis responder a cada um.” Cl 4.6
”De boas palavras transborda o meu coração… nos teus lábios se extravasou a graça; por isso Deus te abençoou para sempre.” Sl 45.1,2
”Ordena e ensina… Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, tornar-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza.” 1Tm 4.11,12
”Põe guarda, Senhor, à minha boca; vigia a porta dos meus lábios” Sl 141.3
”E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus…” Sl 40.3
”Habite ricamente em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos e hinos e cânticos espirituais, com gratidão, em vossos corações. E tudo que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus.” Cl 3.16,17

4.3 Sites eróticos e de pornografia
É preciso que os servos de Deus tenham o devido cuidado com a vida espiritual, não permitindo que a impureza se aloje, afastando-lhes da comunhão verdadeira com o Eterno. Amados, é um engano pensar que o acesso a tais páginas não produz um efeito devassador na vida, é praticamente impossível, não se contaminar com os desejos baixos produzidos pela carne. O Senhor nos deixa uma palavra clara de alerta contra a impureza, sua prática apaga o Espírito de Deus.

“Eles perderam toda a vergonha e se entregaram totalmente aos vícios; eles não têm nenhum controle e fazem todo tipo de coisas indecentes… Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.” (Ef 4.19 e 5.3)
“Ele castigará especialmente os que seguem os seus próprios desejos imorais e desprezam a autoridade dele.” (2Pe 2.10)


4.4 Sexo Virtual/Sensualidade
Sexo virtual é pecado! Sua pratica envolve masturbação, conversas impuras e baixas. O peso de sua prática assemelha-se ao da fornicação e ou adultério. Os seus praticantes estão destituídos da verdadeira comunhão com Deus e estão debaixo de condenação eterna.

”Vocês fazem parte do povo de Deus; portanto, qualquer tipo de imoralidade sexual, indecência ou cobiça não pode ser nem mesmo assunto de conversa entre vocês.”( Ef 5.3)
“Deus não nos chamou para vivermos na imoralidade, mas para sermos completamente dedicados a ele.” 1Ts 4.7 ;
“Que o casamento seja respeitado por todos, e que os maridos e as esposas sejam fiéis um ao outro. Deus julgará os imorais e os que cometem adultério.” (Hb 13.4)
4.5 Satanás tem investido pesado nos meios de comunicação para destruir os jovens. ( Fp 4.5-8; 1 Jo 1-9)
“Seja a vossa moderação conhecida de todos os homens. Perto está o Senhor. Não andeis ansiosos por coisas alguma, mas em tudo, pela oração e pela súplica, com ações de graças, sejam as vossas petições conhecidas diante de Deus. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará os vossos corações e as vossas mentes em Cristo Jesus. Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” Fp. 4:5-8

5. Sites e ferramentas virtuais usadas para o reino do Senhor.
Mas, em meio a este mar de coisas terríveis, visualizamos ilhas que são verdadeiros paraísos espirituais, nas quais podemos aportar e desfrutar das delicias que nos são apresentadas. Verdadeiro alimento que fortalece a nossa fé e concede-nos disposição para continuarmos firmes e inabaláveis na caminhada em direção à cidade santa. Estes sites devem ser visitado, são pontos de luz em meio às trevas.

Uma verdade inegável é que existe uma sociedade virtual, um mundo virtual ainda não alcançado pelo evangelho. Quem sabe hoje poderemos parafrasear o evangelista John Wesley e dizer: “O mundo virtual é a minha paróquia”.

6. Restaurando o altar do Senhor
“Vigiai e orai, para que não entreis em tentação: na verdade, o espírito está pronto, mas a carne é fraca”. ... Mateus 26.41

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça”. I João 1:9

Ainda que você tenha sido pego pelas astutas ciladas de satanás, hoje Deus lhe concede mais uma oportunidade de banhar-se debaixo do chuveiro da graça. Toda culpa cairá por terra, toda vergonha será repreendida. E sua vida espiritual será restaurada. Você recebe de Deus uma segunda chance, “se confessar seus pecados...

Marcadores: sermões e pregaçõessermões estudos bíblicossermãosermões prontos para pregaçãosermões esboços, sermões esboços pregações


COMPARTILHAR
Anterior
Proxima