Enfim, o que é salvação?




Se estivéssemos sentados numa roda de pensadores cristãos, teólogos, e lançássemos ao grupo a pergunta: O que é salvação? - com certeza o grande missionário Orlando Boyer, que dedicou sua vida a evangelização dos brasileiros nos deixando grandes contribuições literárias, diria:
Salvação é o ato ou efeito de salvar” (BOYER, Orlando. Pequena enciclopédia Bíblica. 2008, p. 479).

E diria mais, fazendo menção de alguns textos bíblicos:
“A tua salvação espero Senhor” Gn 49.18;
 “O Senhor...me foi por salvação” Ex. 15.2;
“Do Senhor é a salvação” Sl. 3.8;
“Deus lhes põe a salvação por muros” Is. 26.1;
“Ao Cordeiro pertence a salvação” Ap. 7.10;
“A salvação é fruto da fé” 1 Pe. 1.9” (BOYER. 2008,p. 479)

E se da mesma forma, perguntássemos a Stanley Horton, ele responderia usando as palavras de Daniel B. Pecota, dizendo assim:
“A obra da salvação de Cristo é a coluna central no templo da redenção divina. É o sustentáculo que carrega a maior parte do peso, sem o qual a estrutura jamais poderia ter sido completada. Podemos compará-la também ao eixo em torno do qual gira toda a atividade de Deus na revelação. É a obra que fornece uma cabeça ao corpo, um antítipo ao tipo, uma substância às sombras e prefigurações...” (HORTON, Stanley. Teologia Sistemática. 2008, p. 335)

Acredito que todos respeitosamente ouviriam também o que Antonio Gilberto, pastor, professor, escritor e membro de nossa CPAD (Casa Publicadora da Assembléia de Deus), teria a dizer. E o mesmo pronunciaria:
“A palavra ‘salvação’ é de profundo significado e de infinito alcance. Muitos têm uma concepção muito pobre da inefável salvação consumada por Jesus, o que às vezes reflete numa vida espiritual descuidada e negligente, em que falta aquele amor ardente e total por Jesus e a busca constante de sua comunhão.
Salvação é uma milagrosa transformação espiritual, operada na alma e na vida – no caráter – de toda a pessoa que, pela fé, receber Jesus Cristo como seu único Salvador pessoal (Ef 2.8,9; 2 Co 5.17; Jô 1.12; 3.5). Observe as afirmações bíblicas, ‘é nova criatura’ (conversão) e ‘tudo se fez novo’ (nova vida, novo e íntegro caráter)”. (GILBERTO, Antonio. Teologia Sistemática. 2008,p. 334)

E o Apóstolo Paulo, com toda convicção, repetiria o que ele mesmo escreveu em Colossenses 1.13, relatando o que Jesus realizou:
“Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor”.
Ou, o que escreveu para Tito:
“Não por obras de justiça praticadas por nós, mas segundo sua misericórdia, ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo”(3:5)

E também, o que escreveu aos coríntios, expressando o que a salvação produz nos que a recebem:
“E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas” (2 Co 5.17)

E o Mestre dos mestres, Senhor dos senhores, Rei dos reis, Jesus Cristo, repetiria o que dissera aproximadamente 2000 anos atrás:
Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá (João 11.25) e ainda: “Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim (João 14.6).

E uma palavra que fecharia com chave de ouro a argumentação, seria a célebre frase do Apóstolo do Amor, registrado em seu livro intitulado João:
“Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (3.16).

Várias formas, vários autores, várias interpretações, várias vertentes, vários entendimentos, mas o autor da Salvação é único, exclusivo, inconfundível, indescritível, incomensurável, inimaginável, e ao mesmo tempo, simplesmente, JESUS CRISTO.

Ele vive, e deseja dar a todos o acesso a salvação. Se você ainda não a tem, receba hoje; se a teve e hoje está afastado, reconcilie-se; mas não deixe a oportunidade passar. Oportunidades perdidas, não voltam nunca mais.


 João 10.10 “...Eu vim para que tenham vida e vida em abundância”
( João 10:10)



COMPARTILHAR
Anterior
Proxima
17 de abril de 2016 05:46

Muito bom esse sermão. Precisamos falar mas a respeito da salvação.

Resposta
avatar